BIOGRAFIA DA PROFESSORA ISABEL FRANCO DE MORAES E SILVA
Isabel Franco de Moraes e Silva nasceu em 31 de agosto de 1942, às 13 horas, no lugar denominado São José, município de Serranópolis. Filha de Sebastião Lopes de Moraes e Amélia Franco de Moraes são seus avós paternos Honorato Ferreira de Moraes e Abadia Belaniza de Moraes, e maternos Antônio Joaquim de Lima e Anália Franco de Lima. Seus pais tiveram oito filhos, cinco homens e três mulheres, sendo a Isabel a quarta filha do casal.
Seu estudo primário foi realizado na própria fazenda em que nasceu, tendo como professora sua tia Ambrosina Lima Costa. Vindo residir em Jataí, deu seqüência aos seus estudos no Instituto Samuel Graham, onde concluiu o curso regente primário em 1960. No ano seguinte, matriculou-se no Colégio Estadual Nestório Ribeiro, curso noturno de Contabilidade. Antes mesmo de concluir tal curso, ingressou-se ainda no curso de formação de professores primários do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, turno matutino.
Nesse mesmo período ministrava aulas no Grupo Escolar Jatahy, atual Colégio Estadual Marcondes de Godoy. Concluiu também os cursos de formação de professores – Supervisor no treinamento do Magistério, em Inhumas – GO, no ano de 1966. Já em 1970, participou do VIII Encontro de Chefes de Supervisão de Ensino Primário, em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.
Casou-se dia 29 de março de 1973 com Celso Deolino da Silva, sob regime de Comunhão Universal de Bens. Do seu casamento nasceram dois filhos: Larissa Franco e Silva e Celso Antônio Franco e Silva. Posteriormente, no ano de 1985, adotaram um terceiro filho, Reiller Franco de Souza.
Nos ano de 1973 a 1974 participou do Curso de Teoria e Prática de Currículo e Atualização de Professores de Educação Moral e Cívica em Goiânia – GO. Participou em 1975, na mesma cidade, do Curso de Atualização de Métodos e Processos em Alfabetização. Em 1976 participou do treinamento dos Recursos dos Núcleos de Recursos Técnicos, realizado em Goiânia.
Concluiu o Curso de Licenciatura Curta em Pedagogia no ano de 1978, na Faculdade de Filosofia de Rio Verde. Em 1980 participou do Curso de Técnicas de Redação e Iniciação Teatral, referente ao Programa de Extensão Universitária, dentro do Curso de Qualificação da UFG, em Goiânia. Recebeu em 1986 o diploma do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Rio Verde.
Ocupou cargos de professora, supervisora e secretária municipal de Educação em Jataí, vindo a se aposentar pelo Estado em setembro de 1990, no cargo de Professor I, com referência “E”, em virtude de contar com mais de 25 anos de serviços prestados.
Mesmo aposentada, ocupou a função de Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de fevereiro de 1993, quando em uma reunião, na qual se tratava de assuntos educacionais com o Secretário Municipal de Educação, Gênio Eurípedes, e os diretores das escolas municipais, sentiu uma forte dor de cabeça, sendo levada de imediato para o Hospital Regional de Jataí. Depois foi encaminhada para Rio Verde e, em seguida, para o Instituto Neurológico em Goiânia, já em estado muito grave, onde se submeteu a duas cirurgias, vindo a falecer no dia 25 de fevereiro do mesmo ano. Foi diagnosticada como a causa da morte: hipertensão intracraniana, infarto cerebral e hemorragia por aneurisma cerebral.
Isabel Franco de Moraes e Silva, que dá o nome a uma escola municipal em Jataí, foi uma pessoa que em muito contribuiu para o crescimento da Educação em Jataí, pois desenvolveu trabalhos significativos na área educacional.
O Conselho Estadual de Educação autoriza o funcionamento da Escola com a Resolução n.º 512 de 10/10/95.
Anos depois, criado o Conselho Municipal de Educação – COMEJA - , cria –se também a autorização de funcionamento, Resolução n.º 015/02. Portanto, a Escola Municipal Professora Isabel Franco tem um nome registrado e uma história de lutas e conquistas aos longos dos anos.